Adventistas podem comer atum?
- fernandoultimate
- 8 de dez. de 2014
- 2 min de leitura
Estou oficialmente iniciando o blog hoje, espero trazer conteúdo de qualidade a todos vocês, por favor se tiverem alguma sugestão para o site não deixe de se expressar, diariamente vou postar respostas as mais diversas perguntas que circulam o mundo cristão, se alguém desejar também pode me enviar uma pergunta que logo responderei, em breve teremos um sistema de discussão aqui no site, acompanhem.
Os membros da igreja Adventista do Sétimo Dia tem uma doutrina de alimentação diferenciada baseada na palavra de Deus e nos ensinos de Ellen White, quando lemos Levíticos 11 temos uma série de conselhos e além disso proibições feitas por Deus ao povo escolhido, dentre elas existe a proibição a respeito de peixes que não tem escamas, é nesse contexto que entra a pergunta que vou responder nesse artigo:
Adventistas Podem comer atum?
Antes de qualquer coisa vamos ler o texto bíblico que fala a respeito dos peixes:
“Vocês poderão comer qualquer peixe que tem barbatanas e escamas, mas não poderão comer os animais que vivem na água e que não têm barbatanas nem escamas. Esses animais são impuros para vocês;” (Lev 11:8 e 9)
Agora como não somos pescadores, nem especialistas em peixes, que tal procurarmos a opinião de especialistas em peixes? visitando o site da empresa Coqueiro eles nós falam como fazem a separação entre as sardinhas e o atum e olha o que o texto deles diz: “Como eles se diferenciam um do outro? [sardinha e atum] Pelo tamanho e suas características. A sardinha tem entre 50 e 80 gramas e tem seu corpo coberto por escamas. O atum, para ser comercializado, deve ter peso entre 1 e 12 kg, mas a média de tamanho é de 2 a 5 kg e tem seu corpo coberto por pele.” Veja você mesmo.
Notem que uma das maiores empresas que comercializam atum no país considera o atum um peixe de couro, isso serve de argumento para as pessoas que dizem que não se pode comer atum, porém, em um contato com a empresa conqueiro divulgada pelo siteCriacionismo, foi obtida a seguinte resposta:
Bom dia Erich!
Agradecemos o seu contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor Coqueiro. Com relação ao seu questionamento, esclarecemos que o atum é peixe de couro e de escama. O corpo é de couro e contém escamas na cabeça. A maioria das pessoas considera o atum um peixe de pele, mas isso acontece por conta do tamanho e quantidade das escamas do atum diferirem daquelas encontradas em outras espécies de peixe como as da sardinha, por exemplo. As escamas do atum são muito pequenas e estão mais concentradas na cabeça. Quanto às aletas (barbatanas), todas as espécies a possuem, e o tamanho é dependente da espécie e da idade. Existem várias espécies de atum, e todos têm barbatana e escamas.
Comments